Conhecido como "baking", ou na tradução literal, cozimento, basicamente se baseia em aplicar a base e o corretivo, sendo estes dois tons mais claros que a sua pele, além de pó translucido e iluminador e fazê-los aderir à pele e somente depois finalizar a maquiagem. Nessa técnica o tempo médio de "cozimento" varia de 5 a 15 minutos
Apesar de estar começando a ser adotado aqui no Brasil, já é uma tendência no exterior. Apesar disso, este método é bastante familiar para as transformistas, que usam um "heavy baking", ou seja, o mesmo método porém muito mais carregado, diferente do baking citado. Este, por sua vez, apesar de levar uma quantidade maior de produtos comparado à maquiagem tradicional, ainda pode ser usado em dias comuns, mas os maquiadores indicam o uso em festas ou eventos noturnos.
Para quem pretende arriscar nessa make é preciso saber que existem dois contrapontos: Primeiro, devido ao excesso de base sua pele tende a ficar ressecada, sendo assim, antes de iniciar o procedimento, umedeça seu rosto com água morna e seque levemente. Ao final, retirar 100% da maquiagem antes de dormir também evita danos a sua pele. O segundo cuidado, é em relação a mulheres com mais idade. Estas após lavar o rosto com água quente, devem passar um primer, antes de começar a passar a base. Isto evita que as rugas fiquem marcadas pela base.
Confira aqui dois vídeos explicativos sobre como fazer este tipo de maquiagem. O primeiro, é de uma blogueira portuguesa e o segundo de uma brasileira, são dois tons de pele diferentes, para vocês poderem comparar e saber qual a exata cor que você precisa.